Responsável pelo transporte coletivo em Resende, a Viação São Miguel anunciou, em um comunicado, a paralisação das linhas que atendem os distritos rurais do município a partir desta sexta-feira (14). Segundo a nota, que está sendo veiculada em emissoras de rádio da cidade, o transporte de passageiros será suspenso para as localidades de Serrinha, Mauá, Bagagem, Rio Preto e Fumaça. Além disso, de acordo com a empresa, haverá redução de horários de linhas dentro do perímetro urbano de Resende.
A Viação São Miguel atua em 29 linhas em Resende. A empresa diz que a medida é necessária diante das dificuldades para adquirir óleo diesel para os ônibus. “A empresa vem sendo impactada desde 2020 com a pandemia da Covid-19. Um cenário que agravou com os reajustes de 40 por cento de aumento no preço do diesel, com a grande quantidade de gratuidade no transporte de passageiros e, também, a falta de fiscalização sobre o transporte clandestino, que diminuiu o número de usuários nos coletivos”, diz a nota.
No mesmo comunicado, a empresa ressalta que já vem, há mais de três anos, sem as correções tarifárias a que tem direito, pois o Poder Público nega “qualquer reajuste”. A tarifa praticada na cidade, atualmente, é de R$ 4 – em vigor desde junho de 2019, a partir de uma determinação judicial.
A prefeitura se manifestou a respeito enviando o seguinte comunicado: “A prefeitura de Resende informa que foi notificada no fim do expediente dessa quinta-feira (13) sobre a possível paralisação da empresa. De qualquer forma, a prefeitura está buscando formas legais para garantir o ir e vir da população”. (Foto: Jenny Faulstich / Arquivo)