O Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden) revisou, na tarde desta sexta-feira (4), os alertas os alertas para situações risco por causa dos temporais previstos para o Sudeste até domingo (6). De acordo com o novo relatório, não há mais o alerta do mais alto nível para região de Petrópolis, na área Serrana do estado do Rio. Antes, o Cemaden havia emitido o alerta de perigo “muito alto” aquela área.
Diferentemente do previsto nos boletins anteriores, a previsão do Cemaden, a última atualização indica que regiões do interior e do litoral paulista, além do Rio de Janeiro agora têm alta possibilidade de alagamentos e transbordamento de rios, mesmo no fim de semana.
Veja a lista de risco hidrológico (inundações e alagamentos) no sábado (5):
ALTO:
Região Sudeste: São Paulo e São José dos Campos (SP), com destaque para os municípios litorâneos da Baixada Santista e Litoral Norte paulista; os municípios fluminenses de Volta de Redonda, Rio de Janeiro, Petrópolis, Macaé e Campo dos Goytacazes; Cachoeiro de Itapemirim (ES) e Juiz de Fora (MG). As chuvas fortes podem causar enxurradas e inundações em rios urbanos e rurais.
MODERADO:
Região Sudeste: Regiões próximas a Sorocaba (SP), com destaque para o litoral sul paulista; Vitória (ES) podem sofrer alagamentos pontuais devido a pancadas de chuva intensas.
Região Nordeste: Regiões como São Luís (MA) e Fortaleza (CE) podem sofrer inundações pontuais devido a pancadas de chuva intensas.
Lista de risco geológico no sábado:
ALTO:
Região Sudeste: Petrópolis, Rio de Janeiro, Volta Redonda-Barra Mansa (RJ); São Paulo e São José dos Campos (SP) e Cachoeiro de Itapemirim (ES) estão em alerta para deslizamentos de terra, especialmente em encostas suscetíveis.
MODERADO:
Região Sudeste: Juiz de Fora, Pouso Alegre (MG), Macaé-Rio das Ostras, Cabo Frio, Campos dos Goytacazes (RJ) e Vitória (ES) também enfrentam riscos, embora em menor escala.
A reportagem é do g1. (Foto: FOCO REGIONAL)