Os alunos do 4º período de Odontologia do UniFOA vivenciaram uma experiência única durante a primeira aula no Núcleo de Atividade Virtual de Ensino (NAVE). As disciplinas de Diagnostico Clinico, Semiologia e Estomatologia ministradas pelos professores Maíra Tavares, Marcus Vinicius Carvalho e Alcemar Gasparini foram realizadas em dois momentos, inicialmente no laboratório Morfofuncional e, em seguida, no NAVE.
A aula envolveu o ensino de sinais vitais no laboratório Morfofuncional, abordando temas como frequência respiratória e pressão arterial. A segunda parte levou os estudantes para dentro da cavidade bucal de um paciente, utilizando a tecnologia de realidade virtual para explorar a anatomia relacionada à disciplina.
Maíra, responsável pela aula, destacou a importância da experiência no NAVE para preparar os alunos para suas primeiras experiências clínicas. Além disso, ela compartilhou sua perspectiva sobre a aula inovadora. “Essa ferramenta proporciona um aprendizado mais dinâmico e visual. É incrível ver como os alunos se envolvem e absorvem conceitos de maneira tão eficaz. A realidade virtual cria uma ponte entre a teoria e a prática, preparando-os de maneira única para os desafios clínicos.”
Os alunos elogiaram a abordagem didática, descrevendo-a como envolvente e comparando-a a “um filme da Disney”. Além disso, ressaltaram que a realidade virtual facilitou a compreensão da anatomia de maneira mais didática do que os métodos tradicionais.
A professora enfatizou a relevância da tecnologia na educação, destacando o compromisso do UniFOA em investir em ferramentas inovadoras. A introdução da realidade virtual promete aprimorar o aprendizado dos alunos, preparando-os de maneira mais eficaz para a prática clínica.
Essa iniciativa destaca a constante busca do UniFOA por métodos pedagógicos inovadores, alinhando-se às demandas contemporâneas e proporcionando aos estudantes uma formação enriquecedora. (Fotos: UniFOA)