A queda de uma árvore provoca, na manhã deste sábado (5), a interdição de mais um ponto da BR-101 (Rio-Santos), em Angra dos Reis. O fato ocorreu no km 462 e a árvore bloqueia totalmente o trecho da estrada. Equipes da concessionária são aguardadas ao local para providenciar o corte e a liberação da via. Na sexta (4), a concessionária já havia interditado entre os kms 500 e 503.
Na manhã deste sábado, a concessionária informou que também estão interditados entre os kms 433 ao 428,5; 473 ao 455 e 542 ao 518,5. A Defesa Civil acionou sirenes de alerta nos bairros do Areal, Belém e Banqueta, em Angra dos Reis, devido a riscos de deslizamentos. No momento desta publicação, as equipes do órgão estavam no Belém, bairro mais atingido pelas chuvas na cidade. Até o momento, há nove pessoas desalojadas, sem registro de feridos.
Nas últimas 24 horas, a cidade atingiu um índice pluviométrico acumulado de 171mm. Com as chuvas previstas para esta noite e a madrugada de sábado, o acumulado pode chegar a 200mm, segundo estimativas da Defesa Civil. Às 17h43min, o sistema Defesa Civil Alerta foi acionado para a população. Todos os celulares de quem está em Angra, mesmo quem não mora na cidade, receberam a mensagem.
A Secretaria de Assistência Social já está de prontidão com equipes preparadas para atuar nos abrigos e distribuir refeições e kits de higiene. De forma preventiva, foram providenciados 300 colchões, 200 kits de higiene pessoal, 200 kits de limpeza e 500 fardos de água.
Quem estiver em situação de risco, deve se dirigir imediatamente para os seguintes pontos de apoio: Areal: CIEP João Gregório Galindo, na Rua da Esperança, no Parque Belém: Escola Princesa Izabel, na Avenida Bom Jesus, na Banqueta: Escola Venera Silvia de Aguiar, na Estrada da Banqueta.