O PSB (Partido Socialista Brasileiro) anunciou nesta quinta-feira (11) José Arimathéa como o pré-candidato do partido à prefeitura de Volta Redonda. O nome do professor foi debatido em reunião da Executiva Municipal.
A decisão foi corroborada pelo presidente estadual do PSB, Alessandro Molon, e pelo presidente municipal, Valnei Saturno, além do deputado estadual Jari Oliveira, vice-presidente estadual da legenda. Jari descartou desde o início, disputar o Palácio 17 de Julho.
Valnei Saturno, presidente do PSB-VR, destacou que o pré-candidato preenche “todas as características necessárias” para disputar a eleição majoritária na cidade. “O Arimathéa tem competência comprovada. É um filho de Volta Redonda, morador da cidade, que há anos leciona no antigo Colégio Agrícola de Pinheiral, ajudando inclusive a mudar toda a cara daquela instituição. Seu trabalho foi tão bom que foi eleito prefeito de Pinheiral em 2013 e fez um belo trabalho. Agora segue ajudando na construção de políticas públicas na cidade do aço”, destacou Valnei.
Já o deputado estadual Jari comentou a importância do partido em ter uma candidatura própria ao Palácio 17 de Julho. “Sempre disse que o PSB teria candidato a prefeito. É importante para o fortalecimento de grupo. Acredito que Arimathéa é capaz de colocar em prática as políticas públicas que nosso grupo pensa: transporte público de qualidade, um olhar especial para o meio ambiente e combate à poluição, além de melhorias na saúde e educação”.
Sobre os pedidos que recebeu para ser candidato a prefeito, o deputado Jari disse que se sente lisonjeado, mas entende que é importante continuar o mandato na Assembleia Legislativa do Rio. “Fui eleito para a Alerj há apenas dois anos. É importante continuar o trabalho que estamos fazendo, principalmente com medidas que visam combater a poluição em nossa região. Estou visitando todas os municípios, com o projeto ‘Deputado na sua cidade’, visando ouvir a população, receber demandas e buscar soluções junto aos órgãos competentes”.
Arimathéa, agradeceu a confiança de seus correligionários e se disse preparado para os desafios. “Eu sei o tamanho do desafio e da responsabilidade que significa ser indicado para representar o PSB na pré-candidatura a prefeito de uma cidade com a importância de Volta Redonda. Mas, ao mesmo tempo, nosso partido se apresenta como uma alternativa de gestão democrática e participativa para a construção de uma cidade mais cidadã e sustentável”, afirmou o pré-candidato.
Arimathéa ainda destacou ainda que, como professor e atuando na formação profissional de jovens e adultos há mais de 30 anos, além das experiências que obteve na gestão de Pinheiral, e dos espaços colegiados de gestão ambiental onde atua, se sente “preparado para apresentar à cidade uma proposta participativa de construção de políticas públicas que garantam a melhoria de vida da população, em especial os mais pobres”.
– E construir uma cidade ambientalmente sustentável, preparada para os desafios das mudanças climáticas, promovendo a distribuição de renda e a geração de emprego – pontuou.
Arimathéa, de 54 anos, é professor do campus Pinheiral do Instituto Federal do Rio de Janeiro (antigo Colégio Agrícola) desde 1992, atuando nas áreas de empreendedorismo, gestão ambiental, recursos hídricos, reflorestamento, conservação do solo e manejo de bacias hidrográficas. Foi prefeito de Pinheiral (2013-2016).
O pré-candidato é um dos diretores do Comitê de Bacias do Médio Paraíba do Sul, conselheiro municipal do Meio Ambiente em Volta Redonda, membro do Conselho Estadual de Recursos Hídricos e membro do Comitê de Monitoramento das Áreas de Concessão da Cedae no estado do Rio. (Foto: Divulgação)