Na celebração de aniversário do Vírgula Hub de Inovação em Volta Redonda, o UniFOA marcou presença com o projeto Chronos, um software inovador de análise e previsão de estoque desenvolvido com tecnologia de machine learning. Representando o grupo de desenvolvimento, os estudantes Matthew da Silva Almeida e Sarah Carla Souza, do curso de Sistemas de Informação (SI), apresentaram o produto durante a Mostra de TCCs organizada pelo hub.
Além dos alunos, Rafael Lima, professor e um dos organizadores do evento, destacou o papel da mostra de TCCs como parte das comemorações. “A mostra teve como objetivo compartilhar projetos e propostas desenvolvidas pelas instituições fundadoras do Vírgula, incentivando e disseminando a cultura de inovação em nossa região. O UniFOA tem uma presença marcante nessas atividades, o que demonstra a qualidade dos alunos e egressos, bem como do modelo de ensino adotado pelo nosso Centro Universitário,” ressaltou o professor.
O projeto Chronos foi bem recebido pelos profissionais presentes, que incentivaram os estudantes a inscreverem o projeto no programa de aceleração do hub, reforçando o potencial do software para o mercado. “É vital que os projetos incentivados pela instituição tenham um espaço de visibilidade externa, permitindo que sejam avaliados, desenvolvidos e enriquecidos com feedbacks e sugestões que complementam o desenvolvimento pessoal e profissional dos alunos,” complementou Rafael Lima.
Um Software Para Tomada de Decisões Baseada em Dados
Matthew Almeida, estudante do 8º período de SI e um dos criadores do Chronos, compartilhou a experiência de apresentar o projeto e receber feedbacks de mestres e especialistas na área. “Foi interessante, pois antes da minha apresentação, pude ver outros projetos de mestrado. Receber dicas de profissionais experientes foi muito enriquecedor,” comentou.
Desenvolvido para integrar-se a sistemas de ERP (Enterprise Resource Planning), o Chronos é uma plataforma na nuvem que extrai dados desses sistemas para realizar previsões de demanda, permitindo que o cliente tome decisões estratégicas e otimizadas sobre seu estoque. Matthew reforça que essa ferramenta pode ser uma aliada na gestão de estoque de empresas, oferecendo soluções baseadas em análises precisas de dados.
Para Matthew, oportunidades como essa são fundamentais para os alunos do UniFOA. “Acredito que iniciativas como essas trazem visibilidade para a universidade e para o aluno. Esse tipo de experiência nos incentiva a fazer conexões e até pode abrir portas para levar nossos projetos adiante,” finalizou.
O UniFOA segue incentivando seus alunos a participarem de eventos e mostrarem suas ideias em espaços de inovação, reforçando seu compromisso com a formação de profissionais capacitados e preparados para os desafios do mercado e do empreendedorismo tecnológico. (Foto: UniFOA)