Servidores e professores da rede pública da prefeitura de Barra do Piraí, realizaram nesta segunda-feira (28), feriado do funcionalismo público, um protesto pelas ruas do Centro da cidade, pedindo melhores condições de trabalho e o pagamento e implementação do Plano de Cargos Carreiras e Salários (PCCS). Segundo os professores, eles estão há três anos sem o dissídio que é o aumento proporcional. Os manifestantes também cobraram o pagamento do Vale Transporte para servidores de fora do município, que estariam tirando dinheiro do próprio salário para irem trabalhar.
– Eles estão implantando ponto eletrônico, mas tem um péssimo serviço de transporte coletivo e vivemos chegando atrasados. Como vão colocar isso? – perguntou uma servidora.
Os manifestantes gritaram na porta da prefeitura palavras contra o Prefeito Mário Esteves e lembraram que ano que vem tem eleição. Mário Esteves (PRB) foi eleito em 2016 com um maciço apoio dos educadores da cidade. Eles acreditavam que o então candidato cumpriria a promessa de melhores salários e o Plano de Cargos e Salários da categoria. O que ainda não aconteceu. Os servidores dizem que esperam desde maio deste ano por uma audiência com o prefeito que ainda não teria acontecido.
Prefeitura envia nota
Em resposta, a Prefeitura Municipal de Barra do Piraí, enviou nota para Imprensa, comentando o caso. Confira abaixo na íntegra:
“A Prefeitura de Barra do Piraí informa que já realizou reuniões, por mais de uma vez, com representantes do Sepe. Apenas uma reunião foi desmarcada, em virtude de agenda do prefeito Mario Esteves em Brasília. O Executivo propôs aos manifestantes uma próxima reunião nesta quarta-feira, 30, o que foi aceita pelos representantes da categoria, às 10 horas, no Gabinete Municipal. A prefeitura reitera a sua postura de total transparência e disposição para o diálogo, bem como reafirma o compromisso com a Educação, principalmente através das reformas de mais de 20 escolas municipais, em andamento, e a convocação de mais de 180 professores para suprir o déficit da rede”.
Foto: RBP/João Carlos Paiva