O Procon do Rio de Janeiro notificou a CCR RioSP, concessionária da BR-101 (Rio-Santos) a explicar as reclamações de usuários relacionadas ao pedágio conhecido como free flow – sistema de cobrança por leitura das placas e, portanto, sem cancelas. O prazo dado pelo órgão de defesa do consumidor é de dez dias. Se os esclarecimentos não forem prestados no prazo estabelecido, a empresa pode ser multada em mais de R$ 13 milhões.
O Procon afirma que identificou diversas reclamações de consumidores. Eles denunciaram a falta de informação adequada sobre a cobrança, sobre os possíveis meios de pagamento, bem como o recebimento de multas por suposta evasão de pedágio. Sem as cabines de cobrança, o sistema tem confundido motoristas que, por distração ou desconhecimento do sistema, acabam não pagando a tarifa e são multados por evasão de pedágio. A multa é de R$ 195,23 e resulta em cinco pontos negativos na carteira do motorista condutor. A multa é gerada se o pedágio não for quitado no prazo de quinze dias.
Porém, há relatos de motoristas que foram multados mesmo tendo pagado o pedágio. A ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), que fiscaliza a concessão, afirma que “vem acompanhando o desenvolvimento do sistema e solicitando melhorias à concessionária e que, quando necessário, os usuários da rodovia que tiverem algum problema com o uso do sistema free flow podem contatar a concessionária para esclarecimentos por meio dos [respectivos] canais de comunicação”.
“Qualquer adversidade pode ser corrigida ou adaptada com base em sinalizações dos usuários e análises técnicas. Por exemplo, desde agosto, os clientes não precisam mais informar a data e o horário aproximado da passagem nos pórticos. Basta se cadastrar no site ou no aplicativo da CCR RioSP. No entanto, os débitos podem levar até 48 horas para aparecer nos canais de pagamento”, acrescenta a agência reguladora. A CCR RioSP afirma que tem obtido altos índices de aprovação do cliente em relação ao sistema, com índice de satisfação de 99,97%. Ainda ressalta que, de cada 10 clientes que passaram pelos pórticos da rodovia, nove pagaram o pedágio.
“Esses números positivos são fruto de uma série de ações desenvolvidas pela CCR RioSP para melhorar a experiência do cliente. Para fomentar o novo sistema de pagamento automático de pedágio, por exemplo, a concessionária tem realizado várias ações de comunicação e de divulgação das formas de autopagamento da tarifa em seus canais oficiais, ao longo da rodovia e em estabelecimentos comerciais”, disse a concessionária.
A empresa diz ainda que foram instaladas mais de 70 faixas na Rio-Santos informando sobre o sistema, a cobrança de pedágio e as formas de pagamento. “Também têm sido realizadas ativações em estabelecimentos comerciais e postos de serviços às margens da rodovia para esclarecer dúvidas dos clientes, além de divulgações nas rádios com spots informativos sobre o sistema free flow”, completou. A reportagem é do portal Uol. (Foto: Divulgação)