Chegou na manhã desta terça-feira (22), no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, o primeiro lote de vacinas da Janssen com 1,5 milhão de doses compradas pelo Ministério da Saúde. A Janssen pode ser armazenada por pelo menos 3 meses, em temperaturas de 2°C a 8°C, equivalente a geladeiras normais. Até o fim de semana, essas vacinas devem chegar a Volta Redonda, Barra Mansa e região.
Segundo o Ministério da Saúde, esse lote pode ser usado até o mês de agosto. A vantagem da vacina da Janssen é que apenas uma única dose é o suficiente para imunizar contra a Covid-19. O contrato do governo federal com a farmacêutica prevê a entrega de um total de 38 milhões de doses. Em março, quando o contrato foi anunciado, a previsão era a entrega de 16,9 milhões de doses até setembro, e as outras 21,1 milhões de doses até dezembro de 2021.
O contrato da Janssen prevê o valor de US$ 10 por dose, e um pagamento US$ 95 milhões na primeira parcela. Até a última semana, o Ministério da Saúde esperava receber um primeiro lote com 3 milhões de doses. Na quinta-feira (17), no entanto, o ministro Marcelo Queiroga informou que a carga não chegaria e apontou “questões regulatórias” dos Estados Unidos como motivo para o atraso.