Uma nova onda de calor vai atuar sobre o Brasil a partir desta quinta-feira (14), elevando as temperaturas em plena reta final de primavera. A estação se despede com um período de calor intenso, onde as temperaturas voltam a ficar de 3 a 5 graus mais altas que o padrão para a época em boa parte do Brasil e com características de onda de calor com mais de 5 graus acima da média. O verão começa oficialmente no próximo dia 22, às 00h27, pelo horário de Brasília.
A onda de calor é caracterizada por uma sequência de dias ou até semanas, onde as temperaturas em uma região, relativamente ampla, fica muito acima da média que seria normal para uma determinada época – em torno de 5 graus ou mais acima da média, em uma área ampla. Ondas de calor são geradas por bloqueios atmosféricos causados por grandes sistemas de alta pressão atmosférica.
Uma alta pressão causa um forte movimento de ar de cima para baixo chamado de subsidência. A subsidência deixa o ar seco e a redução da umidade do ar inibe o crescimento das nuvens e diminui a chance de chover. Além disso, a alta pressão atmosférica naturalmente comprime o ar próximo da superfície, fazendo o ar esquentar mais.
A nova onda de calor deve se estender até o dia 20 deste mês, atingindo Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal, sul do Mato Grosso, norte de São Paulo, grande parte de Minas Gerais, sul do Tocantins e oeste da Bahia. A reportagem é da Climatempo. (Foto: Arquivo)