Onze aves – sendo 10 silvestres – foram resgatadas durante uma abordagem da Polícia Rodoviária Federal na Dutra, em Barra Mansa. Os animais estavam em um Fiat Strada abordado no km 282 na noite de quarta-feira (18).
Segundo a PRF, as aves estavam em péssimas condições, transportadas em canos de PVC e madeira, adaptados para funcionar como gaiola, encontradas embaixo dos bancos do condutor e do passageiro. No total, foram resgatados um trinca-ferro, um tempera-viola, duas cigarrinhas-bambu, quatro pintassilgos, dois cardeais-amarelo e um pintassilgo europeu.
Foi constatado que algumas das aves estavam machucadas, provavelmente pelas péssimas condições em que estavam sendo transportadas. As aves estavam em ambiente confinado, com quase nenhuma ventilação, e algumas não tinham água para beber. O motorista, de 55 anos, disse que comprou as aves por R$ 1,2 mil em São Paulo e as levariam para Pernambuco.
Ele já possui passagem por tráfico silvestre em Minas Gerais. O caso foi registrado na delegacia de Barra Mansa. (Foto: PRF)