Cerca de 60 papagaios retirados ilegalmente da natureza foram resgatados pela Polícia Rodoviária Federal durante a madrugada desta segunda-feira (24), em Três Rios. As aves estavam sendo transportadas dentro de pequenas gaiolas escondidas na mala de um veículo que seguia pela BR-040 (Rio-Juiz de Fora).
Uma equipe policial que patrulhava o trecho abordou o condutor do veículo e, inicialmente, suspeitou de diversas caixas plásticas no banco traseiro do veículo. As aves, no entanto, estavam no porta-malas.
Os animais pertencem à espécie Amazona aestiva, conhecida popularmente como papagaio-verdadeiro e visada por criminosos devido a sua capacidade de imitar a voz humana. No momento do resgate, 55 estavam amontoadas em gaiolas plásticas, muitas cobertas por fezes e se debatendo em elevado nível de estresse.
Outros seis filhotes ainda sem penas foram encontrados dentro de um caixa de papelão escondida debaixo de um dos bancos do veículo.
O condutor declarou que havia saído de Montes Claros (MG) e que receberia mais de R$ 1milpara transportar as aves até Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Ele alegou não saber quem receberia as aves, que foram encaminhadas à autoridade ambiental para cuidados e posterior soltura. O condutor preencheu um termo de responsabilidade, se comprometendo a comparecer em juízo quando for intimado. (Imagem: PRF)