A Polícia Rodoviária Federal apreendeu na manhã desta quinta-feira (2), na Via Dutra, em Itatiaia, cerca de 20 quilos de pasta base de cocaína. O entorpecente estava em um ônibus que seguia de São Paulo para Volta Redonda e foi abordado por agentes participantes da operação Rota das Armas.
A droga estava em duas mochilas no bagageiro interno. O passageiro responsável pelo tráfico apresentou um documento falso para tentar enganar os policiais, mas, através de sistemas informatizados, sua real identidade foi confirmada.
Cada quilo de pasta base, durante o processo de refino da cocaína, rende outros dois quilos para os traficantes. De acordo com a PRF, o total apreendido está avaliado em R$ 2 milhões.
A ocorrência foi encaminhada para a Delegacia de Polícia Federal em Volta Redonda. O preso foi responder por tráfico interestadual de drogas. O ônibus prosseguiu a viagem. A operação que resultou na prisão vai até o próximo dia 8, informou a PRF. (Foto: PRF)
Em outra ação, duzentos e oitenta maços de cigarros contrabandeados foram apreendidos nesta quinta-feira (2), pela Polícia Rodoviária Federal, na Via Dutra, em Itatiaia. O produto estava em um ônibus que seguia de São Paulo para Volta Redonda. A descoberta ocorreu pouco depois de a PRF encontrar cerca de 20 quilos de pasta base de cocaína no mesmo veículo – e que resultou na prisão de homem.
Segundo a PRF, durante a fiscalização, o motorista do ônibus afirmou que no bagageiro também havia encomendas que seriam deixadas na garagem da empresa, onde seriam retiradas pelos destinatários. Ao consultar as notas fiscais e observar as encomendas, duas caixas levantaram suspeita devido aos seus pesos e estarem com um Danfe (Documento Auxiliar de Nota Fiscal Eletrônica) em que a descrição da predominância dos produtos eram roupas em uma caixa e baralhos, na outra.
Ao abrir as caixas, os agentes encontraram os cigarros paraguaios e 30 caixas com 50 unidades de papel seda. (Foto: PRF)