A prefeitura de Porto Real, através do grupo Segunda Chance Animal, resgatou na última sexta-feira (18) 20 cachorros em situação de maus-tratos e abandono em uma casa em Quatis. A ação contou com o apoio da prefeitura de Quatis e foi realizada após uma denúncia do grupo. Na residência havia 21 animais, mas um já estava morto quando as autoridades chegaram.
“Encontramos somente a carcaça de um, infelizmente”, disse o prefeito Alexandre Serfiotis. Serfiotis disse ainda que entre os animais resgatados estava um filhote. “Todos os animais foram recolhidos e receberão os cuidados necessários no Cirac (Centro Integrado de Recolhimento Assistência e Controle de Animais)”, ressaltou o chefe do Executivo.
De acordo com o grupo Segunda Chance, os animais estavam magros, tristes, acorrentados, com feridas e alguns agonizavam. “Quando nossa equipe foi até o local, constatou que muitos estavam sem água, com fome e pediam socorro. Sem contar o cheiro insuportável de fezes e urina”, informou a postagem nas redes sociais. Ainda segundo a publicação, parte dos animais estavam no quintal, enquanto a outra parte estava dentro da residência. “Foi muito triste a cena e infelizmente um não resistiu. É um alívio saber que agora terão a oportunidade de ter um lar com amor e serão livres, com condições de vida saudáveis. Em breve todos estarão aptos para adoção no Cirac”, disse o post.
O grupo informou que a ação contou com o apoio da Polícia Civil e das guardas Municipal e Ambiental de Quatis. Ainda de acordo com o grupo, do dono dos animais foi levado para a delegacia, prestou depoimento e foi liberado. “Mas acreditamos que vai responder pelo crime, já que teve perícia e tudo no local. Iremos ficar em cima para que ele responda criminalmente”, afirmou uma integrante, que preferiu não se identificar.