Em resposta a fake news que circulam nas redes sociais, alegando que sua candidatura estaria comprometida, o candidato a prefeito de Porto Real, Ailton Marques (PDT), se manifestou para esclarecer a situação. Ele destacou que, durante seu governo, sempre pautou sua administração pelos princípios da legalidade, eficiência e transparência, o que foi atestado pelos pareceres favoráveis do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE/RJ) sobre suas contas de governo.
No entanto, em um julgamento político, a Câmara Municipal de Porto Real rejeitou o parecer técnico do TCE, reprovando suas contas. Ailton Marques afirmou que tal decisão não é um impedimento à sua candidatura, uma vez que não há evidências de má gestão ou prejuízo aos cofres públicos.
Mesmo sem necessidade jurídica, o candidato buscou a anulação do julgamento da Câmara Municipal, que considerou injusto e sem base técnica. Além disso, informou que o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro investiga uma suposta compra de votos de vereadores para aprovar matérias do interesse do governo atual, incluindo a reprovação de suas contas.
O candidato a prefeito reforçou que o processo judicial em questão não visa garantir sua candidatura, já que esta nunca esteve ameaçada. Ele afirmou que continuará lutando para que a verdade prevaleça.
– Seguimos firmes com nossa candidatura, pois Porto Real merece uma gestão honesta e comprometida com o bem de todos. Nada vai parar nossa vontade de reconstruir essa cidade e novamente cuidar das pessoas – declarou Ailton Marques.