O candidato a prefeito de Porto Real, Ailton Marques (PDT), esclareceu que todos os votos em seu nome no próximo domingo (06/10) serão válidos, e que sua campanha segue normalmente, apesar de uma recente decisão judicial. Em nota, Ailton afirmou que está confiante de que seu registro de candidatura será mantido, assegurando que, caso seja eleito, não haverá qualquer impedimento para que ele assuma a prefeitura.
O processo de registro de candidatura de Ailton Marques foi deferido pela juíza eleitoral de Porto Real, porém, a coligação do seu concorrente protocolou um recurso que foi encaminhado ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Ao chegar ao TRE, o relatório foi favorável à manutenção do deferimento, destacando os esforços do então prefeito para reduzir o déficit do município em mais de 68%, mesmo durante o período de pandemia.
No entanto, a maioria dos desembargadores, por 4 votos a 3, discordou da decisão da juíza eleitoral de Porto Real. Ailton Marques classificou o julgamento como equivocado e contrário às provas apresentadas, mas enfatizou que a decisão não é final e que já foram iniciados os recursos cabíveis no próprio TRE, além da possibilidade de recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e Supremo Tribunal Federal (STF).
Ailton reforçou sua confiança de que o registro de candidatura será mantido, garantindo que todos os votos recebidos serão válidos, e reiterou seu compromisso de continuar lutando pelo futuro de Porto Real.