A Polícia Civil de Volta Redonda deflagrou nesta terça-feira (3) uma operação contra suspeitos de integrar uma quadrilha especializada no furto e receptação de módulos eletrônicos de ônibus em empresas da região. Foram cumpridos mandados de busca e apreensão em Resende, em Campinas e na cidade de São Paulo. Uma pessoa foi presa em flagrante por porte de arma.
A operação está em andamento, mas, durante o cumprimento das ordenas judiciais houve apreensão de equipamentos supostamente furtados, de armas e celulares, que serão analisados na continuidade das investigações.
Os módulos furtados são essenciais para o funcionamento dos ônibus. Sem o equipamento, os veículos ficam impossibilitados de rodar. No mês passado, foram dois furtos praticados na Viação Elite, atualmente a maior operadora no transporte público de Volta Redonda.
No segundo furto, no final do mês, foram levados 40 módulos, prejudicando o serviço. No mesmo dia, módulos eletrônicos também foram furtados da Triecon, em Barra Mansa, de ônibus estacionados na garagem da empresa na Vila Maria.
Os módulos eletrônicos podem custar até R$ 20 mil junto aos fabricantes e são vendidos pelas quadrilhas no mercado negro por valores bem inferiores. (Foto: Arquivo)