As polícias Civil e Militar abriram procedimentos para apurar a conduta de um policial à paisana que atirou em um homem, na noite da segunda-feira (9), na Vila Brasília, em Volta Redonda. Um vídeo que circula em redes sociais mostra o suspeito, de 26 anos, sendo baleado depois de ter largado a arma que portava, tendo se afastado dela, levantado as mãos e se colocar em posição de rendição.
Na delegacia de polícia de Volta Redonda foi aberto um inquérito, segundo confirmou o delegado Luiz Jorge Rodriguez. Ao site Foco Regional, ele informou que a arma do policial militar – que estava à paisana – está acautelada. Disse também que ele já foi ouvido. O delegado disse ainda que o PM alegou legítima defesa, mas não deu outros detalhes.
A 5ª DJPM (Delegacia Judiciária de Polícia Militar), agora sediada em Volta Redonda, também está acompanhando o caso. O órgão integra a Corregedoria da PM e também vai ouvir os agentes envolvidos na operação.
O vídeo, obtido pelo INFORMA CIDADE, não está sendo divulgado porque foi avaliado com uma cena muito forte. No entanto, nas imagens é possível ver que dois suspeitos passam correndo, enquanto o que foi morto – identificado como Guilherme da Silva, de 26 anos – para à frente de um carro, coloca a arma no chão, caminha para a lateral do carro e levanta as mãos, quando então é atingido. Ele chegou a ser socorrido, mas já chegou sem vida ao Hospital São João Batista.
O nome do policial não foi informado e, portanto, não houve como tentar ouvir sua versão até o momento desta publicação. O espaço fica aberto caso ele ou sua defesa queira se pronunciar. Na operação, um adolescente foi baleado e um terceiro suspeito foi preso. Uma pistola calibre 9mm foi apreendida, assim como drogas, em quantidade não divulgada.