Uma construção irregular seguida de desmatamento foi identificada nesta quarta-feira (15) em Barra Mansa, após policiais militares ambientais terem recebido denúncias encaminhadas pelo Linha Verde (0300 253 1177) – programa do Disque Denúncia voltado para meio ambiente – sobre crimes ambientais que vinham ocorrendo no bairro Ano Bom.
Segundo os agentes da Unidade de Policiamento Ambiental do Parque Estadual da Serra da Concórdia, foi constatada a degradação ambiental de uma área com 700 metros quadrados. No local foi encontrada uma construção em andamento.
Um homem que se encontrava no terreno ao ser questionado sobre as licenças ambientais necessárias, já que seria uma área de preservação permanente, informou ser o pedreiro da obra, desconhecendo a necessidade de licença. Ele apresentou apenas uma autorização para a retirada de três árvores que ameaçavam cair.
Os policiais da 2ª UPAm informaram ainda que foi feito contato telefônico com o dono do terreno e o mesmo confirmou desconhecer a necessidade de licença para a construção no local. Com base no artigo 60 da lei de crimes ambientais, os agentes procederam à 90ª delegacia de polícia, onde após perícia no local, a ocorrência foi registrada.
O Linha Verde recebe denúncias de crimes ambientais em todo o estado do Rio através dos telefones 0300 253 1177 (custo de ligação local) e (21) 2253 1177, além do APP “Disque Denúncia RJ”, disponível para celulares. Por essa modalidade, o denunciante pode enviar fotos e vídeos, com a garantia do anonimato. É possível denunciar também através da página do Linha Verde no facebook, www.facebook.com/linhaverdedd ou ainda pelo site do Disque Denúncia (www.disquedenuncia.org.br). Em todos os canais, o anonimato é garantido. (Foto: Divulgação)