Fonte:
Desde o lançamento em 2020, o Pix só cresceu em todo o Brasil e começou a causar um grande impacto no setor do comércio. Uma pesquisa divulgada pela Nuvemshop, por exemplo, aponta que a plataforma tem a preferência de 14,5% dos clientes no momento de realizar uma compra. Isso significa que essa inovação é o terceiro método de pagamento mais utilizado, perdendo apenas para o dinheiro e para o cartão de crédito.
A expectativa para os próximos meses é que a tecnologia ganhe ainda mais espaço, e faça o e-commerce se manter em alta.
A pesquisa divulgada no início deste ano considera apenas compras realizadas durante 2021, quando o e-commerce registrou um crescimento de 27% e um faturamento de R$ 161 bilhões.
Ela mostra que o Pix foi o método de pagamento que mais cresceu, e mesmo com pouco tempo de existência já conquistou a confiança dos clientes. Isso explica porque a inovação tem mais de 14% de representatividade nas lojas. Uma porcentagem que deve crescer no futuro, pois o método está em evolução constante.
Isso significa que outros métodos de pagamento estão perdendo espaço no comércio digital, como é o caso dos boletos bancários. Essa forma de concluir uma compra com um código costuma ser mais demorada, e está sendo deixada de lado por isso.
Atualmente, a agilidade para receber um produto comprado online, por exemplo, é o que motiva as pessoas no uso do e-commerce. O Pix é importante neste sentido, pois a confirmação de pagamento acontece de maneira instantânea.
No Rio de Janeiro, mais especificamente em Volta Redonda, o setor do comércio tem um papel importante na geração de empregos. Isso significa que até mesmo as lojas físicas estão conseguindo chamar a atenção do cliente com o uso do Pix
Algumas empresas, como Mercado Pago e o PicPay, oferecem o pagamento utilizando o método em lojas físicas com um QR Code. Assim, a inovação não fica apenas no e-commerce, mas também no comércio mais tradicional.
Recursos digitais
A ideia de alinhar o comércio com o mundo digital não é nova, e não começou nos últimos anos. Na verdade, isso é algo que cresce desde 2010 em todo o mundo e agora está fazendo mais diferença na vida das pessoas. O e-commerce é uma alternativa importante para quem não tem tempo, ou até mesmo acesso, a uma loja física ou ao shopping. Ou seja, a tecnologia entra como uma solução para o problema, por isso tem causado mais impacto recentemente.
Atualmente, no Rio de Janeiro, o comércio digital consegue um crescimento acima da média. Em 2021, por exemplo, o faturamento de R$ 12,7 milhões representou um aumento de 44%.
Foi a maior porcentagem do Brasil, que pode ser entendida por todos os pontos que citamos anteriormente. As pessoas estão começando a entender melhor como é o funcionamento de lojas virtuais, como a Amazon Brasil e o Mercado Livre, e estão confiando no momento de fazer grandes compras.
Digital com mais espaço
Também é preciso entender que o mundo digital está ganhando espaço em diferentes setores, e não apenas no comércio. O entretenimento, por exemplo, é cada vez mais interativo na internet, seja aqui no Brasil ou em qualquer parte do mundo.
Os cassinos online estão entre os sites mais procurados por brasileiros, sobretudo pelos melhores bônus de cassinos disponíveis e também pela variedade de jogos que são mais difíceis de encontrar por aqui. Os usuários podem apostar em mesas de pôquer, blackjack, roleta e também nas slots machines temáticas. Uma interatividade que apenas o mundo digital consegue oferecer.
Até mesmo a indústria do cinema sentiu essa mudança, impulsionada com as restrições que atingiram todo o mundo entre 2020 e 2022. As plataformas de streamings, como a Netflix e a HBO Max, ganharam muito espaço na vida das pessoas e começaram a realizar lançamentos quase simultâneos com o cinema.
É uma nova forma de assistir filmes, assim como documentários e séries. O mundo digital mudou o comportamento das pessoas.
O Pix é apenas mais uma ferramenta bem-sucedida que comprova como as inovações digitais precisam de espaço na vida das pessoas. Esse método de pagamento apenas começou a fazer diferença no comércio, e não possui nem dois anos de uso.
Ou seja, o potencial para o futuro é grande, e não é difícil imaginá-lo sendo mais usado que outros métodos de pagamento mais populares, como o cartão de crédito.