A Polícia Federal, em ação conjunta com o Ibama, o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e o Batalhão de Ações com Cães da Polícia Militar, iniciou nesta quinta-feira (11) a operação Onça Viva, com objetivo de intensificar o enfrentamento a crimes ambientais e outros ilícitos na Baía da Ilha Grande, em Angra dos Reis.
A ação foi motivada por uma denúncia anônima encaminhada ao Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), relatando que uma onça-parda estaria atacando animais domésticos na Enseada do Sítio Forte. A denúncia também informa que um grupo de caçadores estaria se preparando para abater o felino.
A operação busca confirmar com mais detalhes as informações relatadas, identificar possíveis acampamentos de caça e dar início a outras ações decorrentes que se mostrem necessárias, inclusive com apoio de outras instituições de pesquisa interessadas na conservação e no monitoramento da onça-parda. Durante as diligências, as equipes encontraram um acampamento e apreenderam materiais utilizados para caça de animais silvestres.
A deflagração da operação ocorre em um contexto de intensificação das ações voltadas para a repressão às infrações de caráter ambiental na Baía da Ilha Grande, em especial a prática da caça ilegal. De acordo com a PF, esse cenário também envolve esforços para conscientizar a população acerca da convivência harmônica com os animais e de atividades referentes ao uso das áreas de proteção ambiental. (Foto: Polícia Federal)