O engenheiro Sebastião Faria vai assumir nesta quinta-feira (30) a prefeitura de Volta Redonda. A decisão foi tomada pelo prefeito Antonio Francisco Neto, que está internado desde o último dia 21 na Clínica São Vicente, no Rio, onde se recupera de uma infecção que teve após se submeter a uma cirurgia cardíaca. Até o momento desta publicação, a prefeitura de Volta Redonda não havia emitido nenhum comunicado, mas, nos bastidores do Palácio 17 de Julho, o que se comenta é que Neto, que tem direito a férias, decidiu tirá-las para poder se recuperar plenamente, o que vinha sendo praticamente impossível se mantendo no cargo. O estado de saúde dele é bom, mas ainda não há previsão de alta.
Em setembro, Neto se submeteu a um procedimento para a colocação de três stents, usados para restaurar o fluxo sanguíneo nas artérias. No último dia 6, o prefeito de Volta Redonda passou por um novo procedimento, recebendo uma válvula cardíaca. Ele teve alta e deveria se recuperar em casa, mas, sem conseguir se desligar dos assuntos ligados à administração municipal e sem tomar os devidos cuidados médicos, acabou contraindo a infecção, o que levou a ser novamente hospitalizado.
Quem é – Sebastião Faria é engenheiro e fez carreira na Companhia Siderúrgica Nacional, onde chegou à presidência no período pré-privatização, depois de ocupar a Diretoria de Operações. Ao deixar a empresa, após a transferência do controle da companhia para a iniciativa privada, foi convidado por Neto para integrar sua equipe de governo, inicialmente como presidente da Suser (Superintendência de Serviços Rodoviários), hoje Secretaria Municipal de Transporte e Mobilidade Urbana.
Tornou-se uma pessoa da inteira confiança de Neto e, nas gestões do mandatário, coordenou grandes obras realizadas na cidade em gestões passadas, como a reconstrução do Estádio Raulino de Oliveira e a construção do Hospital Regional. Em 2020, foi convidado por Neto para ser vice em sua chapa na disputa pelo Palácio 17 de Julho, sendo indicado para conduzir a administração do Hospital São João Batista, o maior da rede pública na região Sul Fluminense.
Nascido em Belmiro Braga, cidade próxima de Juiz de Fora (MG), Sebastião Faria tem 83 anos de idade.