Boletim do Cemaden foi emitido no final da tarde deste domingo (3)
O Cemaden (Centro Nacional de Monitoração e Alerta de Desastres Naturais) emitiu no fim da tarde de domingo (3) um boletim com previsão de riscos de eventos geo-hidrológicos em que mencionar haver “alta possibilidade” de chuvas fortes na região Sul Fluminense. O órgão do governo federal alerta para possibilidade de inundações, enxurradas e alagamentos na mesorregião metropolitana, incluindo também a cidade de Petrópolis, na região Serrana do estado.
“A previsão indica a continuidade de pancadas de chuva. Somado aos elevados acumulados preexistentes, o cenário de risco hidrológico nestas áreas tende a se agravar devido às características do relevo, córregos canalizados e alta vulnerabilidade da região”, diz o boletim do Cemaden.
Até o momento desta publicação, apenas em Angra dos Reis e Paraty foram registradas 15 mortes causadas por deslizamentos de terra, na madrugada de sábado (2), no bairro Monsuaba (oito vítimas fatais) e na praia de Ponta Negra (sete mortos da mesma família), respectivamente. Uma morte também ocorreu na Baixada Fluminense, em Mesquita: um homem foi eletrocutado ao passar por uma área alagada.
A classificação é a mesma para o litoral norte paulista e o Vale do Paraíba. Além disso, quase todo o território do Rio de Janeiro e parte do litoral norte de São Paulo estão com alerta de “perigo” até as 11 horas desta segunda-feira, no sistema de notificação do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para “acumulado de chuva”.