A operação policial conjunta deflagrada nesta terça-feira (13), nas investigações de uma quadrilha especializada no furto de módulos eletrônicos utilizados por ônibus, apreendeu 28 destes equipamentos. Foram cumpridos 13 mandados de busca e apreensão nas cidades de Resende e Valença, no estado do Rio, e em Campinas, Mogi das Cruzes e na cidade de São Paulo, no estado vizinho.
Seis armas de uso restrito com numeração raspada foram apreendidas, resultando na prisão em flagrante de um homem de 42 anos e outro de 37. Eles foram encaminhados à delegacia de Resende, onde o flagrante foi lavrado.
Três homens – de 29, 36 e 32 anos – foram conduzidos ao 22º distrito policial, em São Miguel Paulista, em São Paulo. Eles prestaram depoimento e foram liberados.
Na ação ainda foram apreendidos quatro celulares, munições e dinheiro em espécie. O valor não foi informado.
A operação reuniu agentes das delegacias de Volta Redonda, Barra do Piraí, Valença e Resende, além de policiais do 10º BPM (Batalhão de Polícia Militar), de Barra do Piraí, com o apoio da Polícia Rodoviária Federal e da Polícia Civil de Minas Gerais (Araxá) e do estado de São Paulo.
As investigações tiveram início a partir do furto dos módulos eletrônicos de empresas de ônibus na região Sul Fluminense. Os crimes ocorreram recentemente em Volta Redonda (duas vezes na Viação Elite), em Barra Mansa (na Viação Triecon) e em Barra do Piraí.
Sem os módulos – que podem custar até R$ 20 mil nos fabricantes – os ônibus ficam impedidos de rodar. Os equipamentos são vendidos no mercado negro por valor bem abaixo do preço original. (Foto: Divulgação)