Uma nova massa de ar quente e seco vai se estabelecer sobre o Brasil a partir de segunda-feira (2), segundo serviços de meteorologia, e a situação deverá se prolongar até o dia 10 de setembro. Na região Sul Fluminense, a estimativa é de que as temperaturas fiquem 1ºC a 2,5ºC acima da média para o período, que marca a reta final do inverno.
De acordo com o site Climatempo, as ondas de calor nesta época do ano, sobretudo em setembro, vêm se tornando comuns, mas têm ficado cada vez mais intensas, mais precoces e mais longas também. Por enquanto, a previsão de chuvas é para somente entre a segunda quinzena de setembro e o início de outubro.
A primeira frente fria forte do novo mês deve avançar somente a partir do dia 19 de setembro. Mas, até lá, a maior parte do país deve enfrentar dias de calor extremo com índices muito baixos de umidade do ar.
Ainda de acordo com os meteorologistas da Climatempo, esta pode ser a onda de calor mais forte que as duas primeiras registradas em março/abril e maio deste ano. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)