Um ano após o início, as obras do novo traçado da Via Dutra na Serra das Araras alcançaram 25% do projeto, um dos maiores de infraestrutura do país em execução neste momento. A região, segundo a CCR RioSP, convive com um fluxo de cerca de 390 mil veículos mensais, sendo 36% veículos de cargas.
Com investimento total de R$ 1,5 bilhão, o novo traçado contemplará oito faixas (quatro para cada sentido) além dos acostamentos, um em cada sentido. Com a expansão, a velocidade será de 80 km/h, permitindo a redução de 25% do tempo no percurso da subida (sentido São Paulo) e 50% na descida em direção Rio de Janeiro. Haverá também 24 novos viadutos com extensão de 4.503 metros e duas rampas de escape.
Além da ampliação da capacidade de tráfego de veículos, serão entregues três passarelas, as pistas serão 100% iluminadas e conectadas, haverá câmeras inteligentes para detecção automática de incidentes e novos Painéis de Mensagem Variável (PMVs) serão instalados. Serão utilizados 129 mil metros cúbicos de concreto e 16,5 milhões de quilos de aço, além de 68.830 metros quadrados de solo grampeado e 2.730 metros quadrados de cortina atirantada.
“Há um ano, começamos um projeto grandioso e importantíssimo para a Baixada Fluminense. São meses de dedicação e sempre com olhar focado em segurança para trazer também mais conforto aos nossos clientes durante as suas viagens. Fazer uma obra dessa magnitude exige um planejamento grande e dedicação das equipes que estão empenhadas em entregar um novo traçado na Serra das Araras. Cada dia que passa nos aproximamos mais do nosso objetivo, que é criar uma Serra mais moderna e trazer eficiência para o fluxo de veículos” destaca Carla Fornasaro, diretora-presidente da CCR RioSP.
Avanço nas obras – Entre os marcos já realizados neste primeiro ano de obras, a concessiona aponta a finalização da concretagem do primeiro viaduto da nova pista de descida (sentido Rio de Janeiro), com extensão de 50,8 metros. Agora, a concessionária trabalha na terraplanagem do entorno e na pavimentação. A previsão de liberação para o tráfego é para maio deste ano.
Outra ação já realizada é a instalação de cinco das 50 vigas já fabricadas no canteiro de obras alocado em Paracambi e a execução de 502 fundações em estacas raízes das 2,2 mil programadas durante todo o período de obra. Além disso, a concessionária já está atuando em 25 das 34 frentes de trabalho que serão conduzidas durante as atividades e estão em andamento 12 fundações nos 24 viadutos que serão implantados.
Já foram realizadas aproximadamente 100 detonações de rochas no sentido São Paulo. A previsão da concessionária é de entregar a nova pista de subida em 2028. Já a pista de descida deverá ser concluída em 2029.
Ainda de acordo com a CCR RioSP, cerca de dois mil operários estão trabalhando na obra, a maior parte contratada em Piraí e Paracambi. (Foto: Divulgação)