O Degase (Departamento Geral de Ações Socioeducativas), no bairro Roma, em Volta Redonda, conta desde a segunda-feira (2) com a Biblioteca Monteiro Lobato para os seus internos. O espaço foi organizado pela OAB-VR (Ordem dos Advogados do Brasil de Volta Redonda) dispõe de livros com temas variados em um ambiente climatizado, confortável e atrativo para os adolescentes. O objetivo é garantir aos assistidos acesso a novos conhecimentos que possam auxiliar na sua ressocialização.
“Leitura é conhecimento aliado ao lazer. E foi pensando assim que trabalhamos para a colocar esse projeto em prática, cuja meta principal é garantir a esses jovens e adolescentes a oportunidade de novos horizontes, podendo vislumbrar uma carreira de sucesso após o cumprimento das medidas socioeducativas”, disse o presidente da OAB, Rodrygo Monteiro.
Mesmo antes da inauguração, segundo o coordenador do Degase, Douglas Moreira, a iniciativa já chamou atenção dos internos. “O espaço é bem confortável e nos convida a uma boa leitura e viagem nas histórias, o que para os nossos internos se torna uma grande oportunidade de vislumbrarem um mundo bem melhor além dos nossos muros”, ressaltou, afirmando que os temas literários atraíram as atenções dos adolescentes.
ACERVO – A Biblioteca Monteiro Lobato conta com livros didáticos, de lazer, romances, educativos, gibis e até gastronomia. Há ainda apostilas que auxiliam nos preparativos para concursos públicos, além de livros complementares para disciplinas comuns como direito, matemática, português, economia, história e geografia. A escolha dos temas foi resultado de um trabalho em equipe coordenado pela Comissão de Direito da Criança e Adolescência da OAB-VR em parceria dos advogados e comunidade.
O espaço vai beneficiar de imediato 71 jovens e adolescentes. A vice-presidente da comissão responsável pelo projeto, a advogada Tamires Cristina Feijó de Freitas, acrescentou que as doações de livros estão em aberto. “Tudo que vier para ajudar nossos jovens neste processo de construção de um novo saber é bem-vindo”, enfatizou lembrando que foi através da leitura que ela escolheu a faculdade de Direito.
O Degase recebe adolescentes e jovens em conflito com a lei e em situação de vulnerabilidade social, com idade de 12 a 18 anos, podendo, em alguns casos, manter internos com até 21 anos. (Foto: Divulgação)