O número de veículos em estado de abandono e removidos das ruas de Volta Redonda caiu em 2024 em comparação com o ano anterior. Em 2023, foram 115 veículos removidos e encaminhados ao depósito público municipal, enquanto no ano passado foram 80. A queda de 30%, segundo o secretário municipal de Ordem Pública, coronel Luiz Henrique Monteiro Barbosa, se dá pelas condições oferecidas aos proprietários, já que sem custos eles podem levar os veículos para um local seguro e coberto, desde que seja em Volta Redonda.
“Sempre damos oportunidade para que veículos em estado de abandono sejam levados para um lugar seguro e coberto, visando as questões de segurança e saúde pública. Inclusive, cedemos o guincho da Guarda Municipal para que possam ser deixados em um local com segurança e sem custo nenhum. Esses 80 veículos levados ao depósito público municipal representam cerca de 5% das denúncias que recebemos. A maior parte conseguimos resolver de forma harmônica, sem precisar fazer a remoção”, esclareceu Henrique.
Ainda de acordo com o secretário, as remoções têm como foco principal a chamada segurança primária, que consiste em reduzir as condições propícias ao delito e a sensação de insegurança. “Um carro abandonado pode servir para atos ilícitos, gerando uma sensação de insegurança, bem como um problema de saúde pública. Acreditamos que a melhor solução é a harmônica, por isso, antes da remoção realizamos a notificação do proprietário e ele tem um prazo para fazer a retirada”, frisou.
As remoções são amparadas pelo Decreto Municipal 15.601/19, Código Civil Brasileiro e CTB (Código de Trânsito Brasileiro). Denúncias podem ser feitas pelo 153, da Guarda Municipal, ou 156, da Central de Atendimento Único (CAU). (Foto: Divulgação / Semop)