A prefeitura de Volta Redonda, por meio do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae-VR) do município, instalou nesta semana um reservatório de água potável no bairro Monte Castelo, com capacidade para 50 mil litros d’água. Localizado na Rua Gandhi, próximo ao Asilo Lar dos Velhinhos, a nova estrutura é a segunda etapa de um investimento que está sendo feito pelo governo municipal para beneficiar aproximadamente 70 famílias diretamente e outras indiretamente, garantindo mais qualidade e eficiência no abastecimento aos moradores do bairro.
De acordo com levantamento do Saae-VR, a quantidade de ocorrências de falta d’água relacionadas à Rua Gandhi, no período entre 2017 e 2020 (gestão anterior), foi de 511. O número de solicitações de caminhões-pipa no mesmo período foi de 445. Assim que a atual gestão assumiu, foi feito um planejamento que contempla três etapas de investimentos para a melhoria do abastecimento das famílias na localidade.
A primeira já aconteceu com a instalação de um booster – equipamento utilizado como alternativa compacta para o bombeamento de água – na Rua Maurílio Gomes da Silveira, para atender as demandas do bairro nas partes mais altas, que tinham dificuldade plena do seu abastecimento.
Com esse investimento inicial, o número de ocorrências de falta d’água na Rua Gandhi caiu para 311 no período entre os anos 2021 e 2024 – redução de 39%, se comparado com o período da gestão passada. E a quantidade de pedidos pelo serviço de caminhão-pipa também reduziu, passando de 445 (entre 2017 e 2020) para 105 (de 2021 a 2024) – 76% a menos.
“A instalação do reservatório é a segunda etapa de todo um planejamento, e a última fase é a construção de aproximadamente 400 metros de rede para interligar o reservatório com as residências e melhorar mais o abastecimento do bairro, principalmente para as partes mais altas. Já estamos planejando essa rede para executar o quanto antes. O Saae está empenhado em resolver as demandas do abastecimento no bairro Monte Castelo”, frisou o diretor-executivo do Saae-VR, Paulo Cezar de Souza, o PC.