O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO/MPRJ), e a Polícia Militar, por meio da Subsecretaria de Inteligência (SSI/PMERJ), deflagraram, nesta sexta-feira (05/02), a operação São Francisco, para cumprimento de 69 mandados de busca e apreensão autorizados pela Justiça. Os mandados foram cumpridos em Valença, Barra do Piraí, Rio das Flores e na capital.
Após investigação conjunta, o MPRJ denunciou 36 pessoas ligadas à facção criminosa Comando Vermelho pelos crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico. De acordo com as apurações, os denunciados atuavam na preparação, produção, aquisição, venda, transporte e fornecimento de drogas em diversas localidades de Barra do Piraí e Valença, sendo que os crimes muitas vezes eram cometidos com o emprego de arma de fogo e com a participação de adolescentes.
A principal forma de comunicação entre os envolvidos era feita através de telefones celulares, sendo fundamentais para a investigação os áudios captados. A denúncia descreve com detalhes as condutas criminosas de cada um dos envolvidos: Fábio de Oliveira Ferreira, vulgo Java, é apontado como o líder da quadrilha. Era ele quem coordenava desde os gerentes do tráfico, pessoas em quem confiava, até os responsáveis por recolher e transportar o dinheiro obtido com a venda de drogas.
Fábio André Martins Silva, Gabriel Alcântara da Silva, Andréa Martins Silva Ramos, Roberta Paes de Alcântara Moreira, Denner de Campos de Oliveira, Denis Gabriel de Carvalho Silva e Willer de Oliveira Santos exerciam a função de gerência, coordenando a atividade dos outros integrantes. Também foram identificados os responsáveis pelo recolhimento do dinheiro, contabilidade e aquisição de armas pela quadrilha.
A denúncia foi recebida pelo Juízo da 1ª Vara da Comarca de Valença, responsável pela expedição dos mandados requeridos pelo MPRJ.