Cerca de 100 motoristas dos aplicativos Uber e 99 realizaram uma carreata na manhã desta quarta-feira (17) em Volta Redonda. Eles querem que as empresas mudem o sistema de tarifação que, conforme dizem, é prejudicial à categoria. Reclamam, também, da falta de reajuste das tarifas mesmo diante dos seguidos reajustes nos preços dos combustíveis e no custo de manutenção dos veículos.
Esta é a segunda manifestação dos motoristas (a primeira foi no final de fevereiro) na cidade, realizada também em várias outras do país. Em Volta Redonda, eles percorreram ruas dos bairros centrais, acompanhados pela Polícia Militar e Guarda Municipal, que foram oficialmente avisadas da manifestação. A carreata partiu do Aero Clube em direção à Vila Santa Cecília e terminou no mesmo ponto, depois de passarem pelo Aterrado.
“Procuramos não tumultuar o trânsito na cidade, não desrespeitando as pessoas, causando o mínimo de transtornos possíveis. Por isso escolhemos um trajeto por vias com mais de uma faixa para podermos fazer a nossa manifestação pacífica”, disse Hebert Pontes, um dos líderes do movimento.
Ele informou que a insatisfação da categoria já provocou um movimento no Uber, que está em contato com sindicatos, mas não existe nenhum na região. “Vamos montar a nossa representatividade”, afirmou Hebert. “Pelo menos, já estão abrindo um diálogo, o que antes não existia”, acrescentou.
O Uber Promo e 99 Poupa são sistemas de cobrança adotados pelos aplicativos que, segundo os motoristas, causa prejuízos pelo fato de serem aplicadas tarifas com valores mais baixos em períodos com demanda menor pelos serviços.