O número de mortes pelas chuvas em Petrópolis esta semana já soma 130. O total de desaparecidos está em 218 pessoas. Nesta sexta-feira (18), o IML passou a contar com um segundo caminhão frigorífico para armazenar os corpos. Dois contêineres frigoríficos também estão sendo usados.
Na manhã desta sexta, o coronel Leandro Monteiro, secretário estadual de da Defesa Civil e comandante dos bombeiros, explicou que não pode avançar com máquinas pesadas, como tratores, como querem alguns moradores.
“Nestes locais onde a população pede o uso de máquinas, nós não podemos entrar com máquinas agora. O Corpo de Bombeiros acredita que pode encontrar pessoas com vida”, afirmou. “Eu não posso remover o solo da maneira que eles querem”.
Segundo ele, por enquanto o trabalho tem que ser manual, chamando as pessoas pelo nome. No segundo momento, são utilizados cães farejadores treinados para encontrarem pessoas vivas.
O risco de mais chuvas continua sendo uma das preocupações na cidade, pois a terra encharcada pode ocasionar novos deslizamentos.