Proprietários de veículos na Região Sul Fluminense, estão enfrentado dificuldades para conseguir marcar atendimento nos postos do Detran. Embora o departamento de trânsito do estado tenha prorrogado o prazo de validade do CRLV (Certificado de Registro de Licenciamento de Veículo) do ano de 2019 devido à pandemia do novo coronavírus, nas últimas semanas muitos não estão conseguindo marcar pelo site ou pelo telefone do Detran o agendamento para obter o documento de 2020.
Entre estes estão, inclusive, proprietários que não tiveram conhecimento de que o prazo para os veículos com placa final 0 – que venceria em 30 de setembro – foi novamente prorrogado até o final deste mês de outubro.
Em contato com a assessoria do Detran o Informa Cidade confirmou a informação sobre a prorrogação de prazo: os veículos com placa de final 0 a 6 têm até o próximo dia 31 para a renovação da CRLV, enquanto os com placa final 7 a 9 poderão renovar o documento até 30 de novembro.
A recomendação do órgão, no entanto, é que as pessoas, neste período de pandemia, deem preferência ao Certificado de Licenciamento digital. Ressalta que o procedimento pode ser feito de casa, sem necessidade de agendamento ou ida a qualquer posto. O passo a passo está disponível no site do Detran. Para ter acesso, basta quitar a Guia de Recolhimento de Taxas (GRT), no site do Bradesco, e o seguro DPVAT, no site da seguradora Líder. O Detran destacou ainda que o documento digital possui a mesma validade do documento em papel e pode ser baixado em até cinco dispositivos como celulares e tablets ou impresso em casa.
“Mesmo com o cenário de pandemia, graças ao planejamento do Detran para a retomada dos serviços veiculares, implementando o documento digital e o modelo drive-trhu nos postos de vistoria que agilizou o procedimento de licenciamento anual esse ano, o número de CRLVs emitidos já é maior que o mesmo período do ano passado”’, acrescentou o departamento, segundo o qual “mais de dois milhões de licenciamentos já foram realizados”.
Outra explicação dada pelo Detran é que, em função da pandemia, o número de vagas ainda é limitado: “Por isso, alguns usuários têm dificuldade para agendar os serviços pelo site ou pelo teleatendimento. Devido aos protocolos de saúde, o Detran não pode usar a capacidade total de atendimento nos postos”.
Informou ainda que, atualmente, são mais de 20 mil vagas por dia em todo o estado, mas que pretende dobrar esse número até o fim do mês, com a realização de mutirões, abrindo as unidades nos fins de semana e trabalhando em paralelo para reabrir postos que ainda estão fechados no interior do estado.
Foto – Ilustração