Os moradores de um condomínio localizado na Avenida Jaraguá, no Retiro, em Volta Redonda, estão apavorados com a situação que estão vivendo desde a tarde da segunda-feira (12). Uma folha de zinco que foi arrancada de uma residência no Jardim Cidade do Aço, pela ventania que acompanhou o temporal do domingo (11), caiu sobre os fios de alta tensão, deixando sem energia 10 das 53 casas do residencial. A reportagem é do site Foco Regional.
A falta de luz, no entanto, nem está sendo o problema principal. A mesma telha está provocando curtos-circuitos – dois fios arrebentaram – que assustam os moradores. Em uma das casas, uma família não consegue sair por medo de ser eletrocutada, já que, na manhã desta terça (13), os fios ainda não tinham sido desligados para cortar a energia.
“Estamos presos em casa desde ontem à tarde. Já temos pelo menos cinco protocolos na Light, que não aparece”, diz Lucas Alfeu, de 23 anos, que mora com o irmão e a mãe. A telha está na altura do portão da garagem da residência e novos curtos ocorreram nesta manhã. “Meu irmão está de folga hoje, mas, se não estivesse, não teria como sair para trabalhar”, disse o jovem, que, por precaução, está com vários aparelhos domésticos desligados, temendo que sejam queimados.
“Depois da chuva de domingo entramos em contato com a Light. Depois das 14 horas, começou a sair fogo na rede elétrica. Comecei a gritar desesperada, preocupada com os moradores”, contou a síndica Kátia de Lima. Segundo ela, alguns moradores que estão sem luz foram para a casa de parentes e perderão produtos que tiveram de ser deixados na geladeira.
A casa de Juliana Dutra de Paula tem energia. A ligação que abastece a residência dela e de outros moradores não foi atingida. No entanto, preocupada com o risco de um acidente fatal, ela e o marido fizeram nove ligações para a Light. Os números dos protocolos foram enviados ao site. “E eles não aparecem”, reclama a moradora.
A Light foi procurada pelo Foco Regional através de sua assessoria de imprensa. Apesar dos relatos das pessoas sobre novos curtos na manhã desta terça-feira, a Light informou que uma equipe esteve no local de madrugada e verificou o ramal partido. “A equipe livrou o local de perigo, porém não foi possível executar o serviço devido veículo parado embaixo”, informou a empresa, assegurando que uma nova equipe será enviada ainda pela manhã para “tentar realizar o reparo”. Por volta das 11h30min, segundo também os moradores, uma equipe chegou ao local. (Foto: Juliana Dutra)