Um grupo de manifestantes está fechando a BR-101 (Rio-Santos), em Angra dos Reis, durante um protesto contra a falta do cadastramento para o recebimento do cartão Recomeçar. O ato, no bairro Bracuí, conta com a presença das polícias Rodoviária Federal e Militar.
Os dois sentidos da rodovia chegaram a ser fechados pelo grupo, com a utilização da caixas e cones. Por volta das 12h30min, os manifestantes foram para um canteiro lateral e deixaram a pista. Cerca de 3 km de lentidão no sentido Paraty e de 2 km no sentido Mangaratiba são enfrentados pelos motoristas no momento desta publicação.
O cartão Recomeçar é para os moradores de baixa renda atingidos por desastres naturais para compra de materiais de construção, eletrodomésticos da linha branca e móveis. No dia 30 de janeiro, a prefeitura de Angra dos Reis começou a distribuir o cartão às famílias atingidas pela chuva em dezembro, onde dois idosos em um asilo morreram.
“A Prefeitura de Angra informa que o Cras Móvel esteve, nesta terça-feira (20), no bairro do Bracuí para ampliar o atendimento que já é realizado durante a semana no Cras do bairro. A ação foi realizada para inscrição e atualização de dados no CadÚnico, que é a porta de entrada para benefícios dos governos Federal e Estadual. O Angra Cad é uma ação que acontece frequentemente em diversos bairros do município e retornará ao Bracuí nos dias 28 de fevereiro e 5 de março, oferecendo mais 100 vagas em cada dia.
A Secretaria de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania reforça que o morador que desejar realizar o cadastro também pode agendar o atendimento, a partir do dia 1º de março, comparecendo ao Cras do bairro, localizado na Rua Três Amigos, s/n, das 8h30 às 17h, levando o CPF”.