Após quase sete horas de manifestação, o secretário municipal de Transporte e Mobilidade Pública, Paulo Barenco, chegou ao bairro Roma para tentar negociar com moradores a liberação dos ônibus da Viação Cidade do Aço. A empresa é responsável pelo transporte público para o bairro. Um representante da empresa também chegou ao local por volta das 11h15min. O vereador Sidney Diinho (Patriota) também está no bairro.
Desde a madrugada desta segunda-feira (20), um grupo de moradores bloqueia a saída dos veículos, em protesto contra a má qualidade do serviço. A manifestação é acompanhada desde cedo pela Polícia Militar – sete viaturas foram deslocadas para o bairro –, que, por volta das 10h30min, conseguiram com os manifestantes que os ônibus fossem deslocados da Estrada da Companhia para as proximidades do Degase. Eles alegaram que os ônibus estacionados na via estavam atrapalhando o trânsito.
Os moradores alegam que a empresa não cumpre e suprime horários, além de usar ônibus velhos – as quebras seriam constantes. Eles disseram que já levaram reclamações à empresa, que promete providências, mas a qualidade piora.
“A gente não quer cobrar só a empresa, mas também a prefeitura, porque não vemos a fiscalização da Secretaria Municipal de Transporte e Mobilidade Urbana”, disse Denis Matos de Oliveira, contando que os atrasos, supressão de horários e quebra de veículos prejudicam os moradores. Recentemente, um homem por pouco não chegou às vias de fato com um motorista. “Nós precisamos que o serviço melhore”, cobra Dênis, um dos líderes da manifestação.
De acordo com a prefeitura de Volta Redonda, na última sexta-feira (17) houve uma reunião da SMTU com a Cidade do Aço e representantes de associações de moradores da região do Roma, em que a empresa teria se comprometido a tomar providências, que estavam previstas para esta segunda-feira.