Uma mancha negra na água barrenta do Rio Paraíba do Sul, saindo do emissário da CSN, chama a atenção de quem passa pela Avenida Almirante Adalberto de Barros Nunes, a Beira-Rio, no Retiro, em Volta Redonda. A mancha foi percebida na manhã desta sexta-feira.
A siderúrgica confirmou, em nota enviada que o cenário foi identificado pela manhã, informando que houve comunicação aos órgãos ambientais, mas que a origem da ocorrência ainda não foi identificada.
Uma das hipóteses é que a elevação do nível do Rio Paraíba do Sul, em razão das chuvas e do aumento da vazão pela Represa do Funil, em Itatiaia, tenha causado o represamento de efluentes da Usina Presidente Vargas, originando a coloração escura. A nota, no entanto, não menciona a possibilidade porque, segundo uma fonte da empresa, ainda necessita de confirmação.
“A CSN informa que por volta das 9h30 de hoje foi identificada uma diferença de coloração no Rio Paraíba do Sul, próximo ao emissário principal da usina. O Plano de Resposta de Emergência foi imediatamente acionado e a empresa está apurando a eventual existência de fontes que possam ter provocado esta alteração ou ainda se a mesma foi provocada pelo represamento do efluente devido às fortes chuvas e ao elevado nível do rio. As autoridades ambientais foram notificadas”, diz o comunicado da empresa ao jornal. :
Foto: Carlos Caldeira