O sistema de reconhecimento facial que funciona em Volta Redonda, por meio de câmeras do Ciosp (Centro Integrado de Operações de Segurança Pública), auxiliou em outra prisão de um foragido da Justiça. Nesta sexta-feira (3), um homem de 43 anos foi identificado pelo sistema e detido na Avenida Amaral Peixoto, no Centro, por agentes da Operação Segurança Presente. Ele foi levado à delegacia de polícia no Aterrado, onde foi confirmado um mandado de prisão em seu nome.
O secretário de Ordem Pública, coronel Luiz Henrique Monteiro Barbosa ressaltou que as câmeras identificam pessoas que não estão cometendo um crime ou tendo uma conduta suspeita no momento da abordagem, mas que têm pendências criminais. “É mais segurança para todos. Volta Redonda recebe muitas pessoas de outras cidades e o risco de elas estarem na mira das câmeras de reconhecimento já pode ser um incentivo suficiente para afastar foragidos ou até mesmo aqueles com intenções criminosas”, afirmou.
Volta Redonda é a primeira cidade no estado, depois da capital, a contar com a tecnologia de reconhecimento facial. O sistema funciona através do Ciosp e as imagens captadas por câmeras de monitoramento da prefeitura são cruzadas com um banco de dados da Polícia Civil, que contém informações sobre procurados pela Justiça. A partir desse cruzamento de dados, o policial em patrulhamento é alertado e faz a abordagem, conduzindo o suspeito para a delegacia. (Foto: Divulgação / Semop)