Um terremoto de magnitude 6,8 atingiu o centro do Marrocos na noite da sexta-feira (8), informou o Serviço Geológico dos Estados Unidos, deixando mais de 800 mortos até o momento desta publicação. São centenas de feridos, muitos em estado grave, segundo a imprensa local.
O epicentro do tremor foi registrado próximo à cidade turística de Marrakech. O terremoto foi o mais forte a atingir aquela parte do país norte-africano em mais de 100 anos, segundo o Serviço Geológico dos EUA.
“Terremotos deste tamanho na região são incomuns, mas não inesperados. Desde 1900, não houve terremotos M6 (de magnitude 6) e maiores num raio de 500 km deste terremoto, e apenas nove terremotos M5 (magnitude 5) e maiores”, pontuou o órgão.
A televisão estatal Al-Aoula mostrou neste sábado (9), em horário local, vários edifícios desabados perto do epicentro. Em Marrakech, algumas casas na densamente povoada cidade velha desabaram, com as pessoas vasculhando os escombros manualmente enquanto esperavam por equipamento pesado, conforme relatou o residente local Id Waaziz Hassan à agência de notícias Reuters. (Imagem: Reprodução)