A prefeitura de Volta Redonda programou para 17 de setembro a licitação das linhas da Viação Sul Fluminense. O edital de licitação já foi publicado no site oficial da prefeitura e as empresas interessadas em participar do certame poderão retirar o edital através do site da prefeitura. O número da concorrência pública é 001/2019.
Segundo a assessoria do governo, conforme acordado pelo prefeito Samuca Silva, o edital prevê que a empresa vencedora deverá atender a Lei Municipal nº 4.908/2012, de autoria do vereador Edson Quinto (PR). A lei estabelece a obrigatoriedade de absorção da mão de obra que atualmente está na Sul Fluminense.
“Lembro que fui pessoalmente ao Ministério Público do Trabalho para firmar esse compromisso. Sempre deixei claro que tinha o compromisso de manter a empregabilidade dos atuais funcionários da Sul Fluminense. Tenho compromisso com a população e precisamos ter um transporte de qualidade. Demos prazo para a empresa melhorar o serviço, mas isso não aconteceu. Por isso tomamos essa medida de realizar a licitação. Nossa população merece um transporte melhor”, disse Samuca.
A concessão da exploração das linhas será de dez anos e o valor de outorga, que deverá ser pago ao município pela empresa vencedora, será de R$ 6,4 milhões. A tarifa da passagem será mantida em R$ 3,80.
Em 10 de maio, o prefeito Samuca Silva decretou a caducidade da concessão da Sul Fluminense e a licitação das linhas. O motivo foi o grande número de reclamações e má qualidade do serviço e dos veículos.
“O edital de licitação já foi encaminhado também ao Tribunal de Contas do Estado, em mais uma medida de transparência. O serviço prestado pela empresa estava muito ruim. Agora esperamos que até o final do ano os primeiros ônibus novos já possam estar circulando na cidade. Vamos fazer todo o esforço possível para dar celeridade nesse processo”, acrescentou o prefeito.