Os sambas de raiz são todos aqueles que retomam o clima de “batuque de quintal”, com a tradicional roda de samba, mas que, principalmente, traduzem o dia a dia dos morros e periferias. E, desde 2018, é o que os Juremeiros vêm fazendo: resgatando a cultura mais genuína do samba, aproximando pessoas, sem distinção de classes, etnias e crenças.
O Sul do estado do Rio de Janeiro revive toda a história do samba, permitindo um reencontro entre faixas etárias e trazendo mais alegria ao povo. E, após 5 anos de estrada, o grupo lança o primeiro EP, “Melhor que imaginar”, com músicas que abordam ancestralidade, batucada, festa, proteção e transcendência por meio do samba.
O disco, que tem o mesmo nome do primeiro single lançado pelos Juremeiros, é formado por três canções: “Amor Perpétuo”, uma composição de Raphael Garcêz; “Melhor Que Imaginar”, composta por Tolen, e “Força Ancestral”, escrita por Pedro Morais e Igor Bravo.
A partir da próxima sexta-feira (19), as músicas poderão ser ouvidas na maior plataforma de streaming de música, o Spotify, e também na Apple Music, Amazon Music, Deezer e Tidal, que são alternativas similares, com recomendações musicais e playlists baseadas nas preferências do usuário. Acessando este link, é possível salvar a plataforma preferida e acompanhar o lançamento em primeira mão: https://tratore.ffm.to/melhorqueimaginar
Para comemorar o lançamento do EP, o grupo vai realizar dois shows logo em seguida. O primeiro acontecerá no sábado (20), na AABB de Resende, com a participação do sambista DiPaula. O segundo será no domingo (21), no Hotel Bela Vista, em Volta Redonda, com a participação dos sambistas Anderson Vaz, Jane da Pit e Tico Balanço.
Os ingressos podem ser adquiridos acessando neste link: www.juremeiros.com/agenda
Os Juremeiros – O musicista Raphael Garcêz reuniu um grande time de talentos do samba na primeira edição do Samba da Jurema, em março de 2018, em Barra Mansa. Desde então, eles ganham notoriedade a cada apresentação.
O evento solidário serviu de palco para enaltecer o talento desses músicos que atuam no segmento há anos. Filhos do Samba da Jurema, nasceu então o Juremeiros, que é composto por Daiana Damião (reco-reco e voz), Deivid Ramos (trombone), Igor Bravo (cavaco e voz), Luciano Dias, o LD (tantã), Mestre André (bateria), Pedro Cabral (atabaque), Pedro Morais (pandeiro), Pedro Toledo (cuíca e saxofone), Rafinha Black (repique de mão e voz), Raphael Garcêz (violão 7 cordas e voz), Tolen (surdo) e Victor Oliveira (violão 6 cordas e voz).
As inspirações vêm de artistas como Agepê, Alcione, Benito di Paula, Beth Carvalho, Bezerra da Silva, Cartola, Clara Nunes, Dona Ivone Lara, Jair Rodrigues, Jorge Aragão, João Nogueira, Martinho da Vila, Noel Rosa, Paulinho da Viola e tantos outros nomes consagrados da música.
A banda já dividiu palco com Marquinho Sathan (2020) e Leci Brandão (2022), tendo o primeiro acontecido na Praia de Mangaratiba e, o segundo, na Praça Brasil, em Volta Redonda. Ao longo dos anos, o grupo já se apresentou para aproximadamente 200 mil pessoas.
Serviço:
Lançamento oficial EP “Melhor que imaginar”
Data: 19 de maio de 2023 (sexta-feira)
Plataformas streaming: Spotify, Apple Music, Amazon Music, Deezer e Tidal
Pré-save: https://tratore.ffm.to/melhorqueimaginar
Saiba mais em www.juremeiros.com e nas redes sociais @juremeiros (Foto: Divulgação)