O jovem Gabriel Arantes, da cidade de Barra do Piraí, tem paralisia cerebral e está precisando de ajuda. A família de Gabriel fez uma campanha online para comprar uma nova cadeira de rodas pra ele, que não fala, mas mesmo assim conseguiu indicar para a família como arrecadar dinheiro que ele precisa através da internet.
Ana Paula, mãe do jovem, contou que ele ficou com paralisia cerebral depois de complicações no parto, ocorrido há 20 anos. Durante esse tempo, foi preciso muita dedicação para cuidar do filho, que não tem coordenação motora.
Gabriel tem muitas limitações físicas, mas entende tudo o que se passa ao redor e tem personalidade para dizer o que sente e expressar suas vontades. Ele criou um jeito de se comunicar movimentando a cabeça e os olhos.
“Com a convivência com a Gabriel a gente já sabe bastante as coisas que ele gosta, coisas que ele não gosta, quando ele está brigando com alguém ou quando ele está chamando alguém. Ele mostra tudo com o olhar”, disse a irmã, Paola Arantes, ao porta G1.
E foi se comunicando dessa maneira que o próprio Gabriel indicou à família a solução para conseguir o dinheiro para comprar a nova cadeira de rodas. Ele é tão atento a internet que descobriu uma forma de pedir doações online.
“Sempre que o Gabriel quer ir para a internet tem alguém auxiliando do lado dele. Com o olho ele pede o que quer ler, fazendo a varredura. Existe um programa que é uma varredura”, contou Ana Paula. E foi através desse programa que ele achou um site especializado em arrecadar doações para quem precisa.
A cadeira de rodas que o jovem usou por 7 anos já ficou pequena para ele, tornando-se obsoleta. A nova cadeira feita para pessoas com paralisia cerebral, custa R$ 14 mil. Por meio do site a família já conseguiu metade do valor necessário. Uma parte do dinheiro veio com a venda de camisetas.
Amaury Arantes, pai do jovem, falou – também ao G1 – sobre o que sentiu pelas pessoas que já ajudaram com doações: “Gratidão! Quero pedir a Deus que continue abençoando essas pessoas, continue dando muita saúde”, disse.
Ana Paula explica por que a nova cadeira de rodas é tão importante para o Gabriel. “É uma cadeira adaptada. Precisa de colete, o assento dele, precisa da amarração nos pés. E o mais importante da cadeira é colocar o Gabriel sentado em um ângulo de 90°, então essa cadeira é muito importante para a gente dar uma postura, uma qualidade de vida para ele”, finalizou.
Quem quiser ajudar o Gabriel pode clicar AQUI.