Pelé foi a atração do dia em Resende em 11 de dezembro de 2018. Naquela data, já com a saúde debilitada – ele desembarcou em uma cadeira de rodas – o rei do futebol esteve na cidade para prestigiar a inauguração da Pelé Academia, um centro de treinamento localizado na Estrada da Comunidade Terra Livre, criado com o objetivo de unir esporte, educação e cidadania.
“Esta é uma oportunidade importantíssima de melhorar o país através das crianças, afinal, sempre quis tornar o nosso povo conhecido e respeitado no exterior. Exatamente por isto que este projeto é tão importante para mim. Ainda posso fazer muito pela nossa sociedade”, disse ele na ocasião.
Pelé, que morreu nesta quinta-feira (29), em São Paulo, sobrevoou antes o centro de excelência a bordo de um helicóptero, podendo ver crianças, jogadores do Resende e convidados acenando para ele. Depois, foi recepcionado pela Orquestra de Corda da Educação de Resende e pelo Coral do Colégio Getúlio Vargas.
“Todo mundo sabe que sou um chorão e fiquei tão feliz com a animação dos pequenos. Um deles se aproximou de mim e disse que ‘queria ser um Pelé’. Tive que me segurar firme na cadeira para não me emocionar”, disse o Rei do Futebol. Antes de se dirigir para uma coletiva com a imprensa, Pelé ainda teve mais uma surpresa: na entrada da academia foi inaugurada uma estátua em sua homenagem em tamanho real. Sua alegria com a homenagem ficou estampada nas imagens do evento.