Equipes do Programa Operação Foco Divisas, do Posto de Controle de Fiscalização de Nhangapi-Itatiaia, apreenderam mais de seis mil garrafas de cerveja com indícios de falsificação. A ocorrência foi registrada no fim da tarde de quinta-feira (30) e se estendeu até sexta-feira (1º), quando representantes da marca da cerveja confirmaram a suspeita de adulteração.
De acordo com os agentes, o motorista de um caminhão baú passou por fora do posto fiscal e foi abordado após evasão. Questionado sob a suspeita dos engradados, ele alegou apenas que as bebidas seriam entregues em Volta Redonda, conforme constava em nota fiscal. O motorista disse que a mercadoria saiu de Resende. Ele contou que precisou passar pelo posto fiscal após encontrar com o sogro em uma cidade vizinha.
Segundo o representante da cervejaria AmBev, a análise na adulteração nos rótulos, a validade dos lotes e o horário da produção constataram as irregularidades e violação nas garrafas que seriam de outra marca não informada. Foram apreendidas 6.048 garrafas de 600 ml.
A ocorrência foi registrada na delegacia de Itatiaia. O caminhão ficou acautelado no posto fiscal e a mercadoria apreendida. Já o motorista prestou depoimento e foi liberado.