Os moradores de Volta Redonda devem fazer o consumo consciente de água. Na tarde desta quarta-feira (2), a ETA (Estação de Tratamento de Água) Belmonte, responsável pelo abastecimento da cidade, ficou duas horas parada devido a uma queda de energia.
O bombeamento parou às 15h15min, quando o tempo fechou e teve início uma incidência de raios, que causou a queda de energia elétrica. A operação só foi retomada às 17h15min e, neste caso, o religamento das bombas (são quatro) é gradual – o que, consequentemente, reflete no abastecimento.
A queda aconteceu instantes depois de o diretor executivo do Saae-VR, engenheiro Paulo César de Souza, o PC, conversar falar sobre a falta d’água que vem ocorrendo em bairros da cidade, como Jardim Amália I, Jardim Amália II, Jardim Normândia e Morada da Colina – onde usuários estão sendo atendidos com carros-pipas. Na entrevista, ele falou sobre a dificuldade de equilíbrio do sistema nos últimos dias, em razão da suspensão da captação na semana passada, devido à turbidez das águas do Rio Paraíba do Sul e ao aumento do consumo – da ordem de 20%, o que é normal no verão.
O diretor chegou a afirmar que estava torcendo para não haver novas interrupções tanto na captação quanto no bombeamento. “É tudo o que a gente não quer”, disse o engenheiro.
Ele apontou ainda que, atualmente, a produção de água é menor do que a quantidade que está sendo consumida. “Não tem a quantidade que é preciso”, disse. PC tornou a afirmar que a solução para a questão da água em Volta Redonda depende da construção de uma nova estação de tratamento, que está para ser licitada, e que será construída no Aero Clube com recursos do governo do estado.
A obra está orçada em R$ 80 milhões. Ele destaca que, com isso, será possível até dobrar a capacidade de produção de água tratada da cidade. A ETA Belmonte fornece até 1,2 mil litros de água tratada por segundo. A nova estação será capaz de fornecer 800 litros por segundo, mas o projeto já prevê uma possível expansão, aumentando a capacidade em mais 400 mil litros.
“A ETA Belmonte foi construída em 1978. A nova estação poderá ser construída em 16 meses”, informou o diretor executivo do Saae.