A Polícia Civil de Itaguaí anunciou que prendeu, na terça-feira (28) um suspeito de estelionato, associação criminosa e coação no curso do processo. A prisão ocorreu durante a “Operação Backhoe”, cumprindo mandados de busca e apreensão contra uma quadrilha de golpistas atuante em Angra dos Reis e Volta Redonda.
Segundo as investigações da 50ª DP, o preso e os demais integrantes da quadrilha arquitetaram um esquema fraudulento em que ele simulava representar uma suposta empresa de construção civil, para ludibriar outras que prestam serviço de locação de maquinários pesados. Após receberem as máquinas para a suposta obra, a quadrilha as retirava do local e as repassavam a receptadores.
Ainda segundo a Polícia Civil, o autor afirmava que iniciaria a terraplanagem para construção de um loteamento às margens da Rio-Santos, no trecho de Itaguaí. A empresa utilizada pelos golpistas estava em nome de uma pessoa falecida em 2021. Entre novembro do ano passado e janeiro de 2023, o acusado locou um caminhão basculante, uma escavadeira e duas retroescavadeiras, bens avaliados juntos em mais de R$ 1 milhão.
Uma das vítimas requereu a devolução de sua máquina, mas teria passado a sofrer ameaças, inclusive com fotografias com imagens de um fuzil. O suspeito foi localizado e preso em Itaguaí. Ele também teve o bloqueio judicial de suas contas bancárias. As informações são da assessoria da Polícia Civil. (Foto: Divulgação)