O Instituto Dagaz com patrocínio da NTS (Nova Transportadora do Sudeste), por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Minc (Ministério da Cultura), está com inscrições abertas para escolas e instituições sociais que desejam participar do CineClube. O projeto oferece exibições gratuitas de filmes, documentários, curtas e médias metragens para estudantes do ensino fundamental, médio e da Educação para Jovens e Adultos (EJA). As sessões terão como polo de exibição a sede do CineClube Dagaz, no CIEP 299 – Jiulio Caruso, no bairro Santo Agostinho em Volta Redonda e também acontecerão de forma itinerante.
O acervo é formado por filmes não comerciais que provocam discussões de temas pertinentes à realidade local, através de rodas de conversas coletivas em cima da abordagem da obra cinematográfica e assuntos cotidianos.
Este ano as sessões terão a participação da assistente social do Dagaz Juliana Silvia e assistência de produção de Cristina Gomes, Carla Araújo e Flávio Petriz. Quem assina a curadoria é a comunicóloga e uma das idealizadoras do projeto, Márcia Fernandes.
As inscrições podem ser feitas na sede do Instituto Dagaz, no Condomínio Cultural, localizado no CIEP 299 – Jiulio Caruso na Rua Bartolomeu Bueno da Ribeira, s/nº, Santo Agostinho – Volta Redonda, ou pelo telefone (24) 99999-7732 e pelo e-mail [email protected]. O funcionamento da secretaria é das 9 às 17 horas.
Desde seu início no ano de 2009, o CineClube Dagaz teve mais de 40 mil expectadores. Em 2022 o projeto atendeu de forma Itinerante escolas públicas de nove municípios do Médio Paraíba e dois da Região Centro Sul: Volta Redonda, Rio Claro, Pinheiral, Porto Real, Quatis, Resende, Itatiaia, Vassouras e Mendes.