Depois de vários dias quentes e secos, o estado do Rio de Janeiro volta a ter chuva expressiva e temperatura mais amena. O deslocamento de uma frente fria organiza as instabilidades que atuarão nos últimos dias do inverno, e mesmo com o afastamento deste sistema, as instabilidades vão permanecer ativas também no começo da primavera.
De acordo com a Climatempo, ao longo deste domingo (20), o céu fica encoberto no Rio de Janeiro e ocorrem pancadas de chuva. Especialmente no fim da tarde e a noite, essas pancadas se intensificam e há risco de temporal, que começa de forma isolada e fica mais generalizado no decorrer da noite e madrugada, inclusive na cidade do Rio. A temperatura cai bastante em relação aos últimos dias e a máxima já não passa dos 24°C na capital.
Entre segunda, terça e quarta o estado ainda segue em alerta para temporais. O predomínio ainda será de céu nublado nesses dias e chove em vários momentos. Grandes volumes devem ser acumulados no primeiros dias da primavera, já que a estação já começa no dia 22 de setembro, terça-feira (22). Nesses dias, rajadas pontuais podem ser esperadas na ordem de 50 a 70 km/h.
Mar agitado com risco de ressaca
Além da chuva, neste início de semana o mar fica agitado nas praias do Sudeste e há risco de ressaca!
Nesta segunda-feira o mar fica agitado nas praias entre São Paulo e Rio de Janeiro, com ondas entre 2,5 a 3,0 metros. Há risco de ressaca, segundo a Marinha do Brasil, até a terça-feira de manhã.
Foto – Ilustração