O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro informou que o incêndio florestal no Parque Nacional de Itatiaia (PNI), que começou na tarde de sexta-feira (14), por volta das 14h, foi controlado no início da noite de domingo (16). Foram utilizados mais de 100 bombeiros, de 18 quartéis de vários municípios do estado, com o emprego de até duas aeronaves. Criado em 1937, o PNI é o primeiro parque nacional do Brasil.
O trabalho teve o auxílio de 25 guardas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que faz a gestão do local, e de cerca de 50 militares do Exército que participam do combate manual por meio de abafadores.
Parte dos 100 bombeiros destacados para a operação esteve no trabalho nas aeronaves e o restante em outras partes próximas à estrada onde o incêndio também se espalhou. “Nessas localidades conseguimos fazer o combate a pé, com diversas guarnições, com uso de abafadores nos focos em locais com mais fácil acesso. Também temos muitas viaturas de água lá, visto que algumas estradas permitem o acesso dos caminhões e, com isso, a gente conseguiu fazer o combate em locais mais próximos às estradas”, disse o porta-voz.
A gestão da reserva informou que, por questões de segurança, a visitação na parque alta do parque vai continuar suspensa, no mínimo, até quarta-feira (17). Com informações da Agência Brasil. (Foto: Corpo de Bombeiros)