Um idoso deu entrada no Hospital Municipal de Itatiaia com sintomas respiratórios sugestivos ao coronavírus. Ele relatou ter retornado do exterior há 15 dias e alegou ter passado por países que estão na lista de risco da Organização Mundial da Saúde (OMS). A informação foi divulgada pela Secretaria de Saúde de Itatiaia, no fim da manhã deste sábado, e, caso tenha confirmação do Ministério da Saúde, este seria o segundo caso suspeito na região. O primeiro foi em Resende, mas o exame feito na paciente deu negativo.
“Em cumprimento ao protocolo determinado pelo Ministério da Saúde, foi realizada a coleta do material para análise e envio ao laboratório central de saúde pública do estado (LACEN-RJ), com resultado previsto em até 72 horas”, informou o comunicado da prefeitura.
Ainda de acordo com a secretaria, o paciente foi medicado e liberado para tratamento domiciliar, sendo orientado ao afastamento social em sua residência. Ele não é portador de doenças crônicas e está sendo acompanhado, ao lado de sua família, pelo serviço de epidemiologia do município.